Reação de B
Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza, apresentam como fórmula geral: [C(H2O)]n, daí o nome carboidrato ou hidratos de carbono e são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas: fonte de energia; reserva de energia; estrutural; matéria-prima para a biossíntese de outras biomoléculas. São classificados em monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
O Reagente de Benedict (também chamado de Solução de Benedict ou Teste de Benedict), é um reagente químico de cor azulada, desenvolvido pelo químico americano Stanley Rossiter Benedict, geralmente usado para detectar a presença de açúcares e açúcares redutores, nos quais se incluem glicose, galactose, lactose, maltose . O Reagente de Benedict consiste, basicamente, de uma solução de sulfato cúprico em meio alcalino (com muitos íons OH-); e pode ser preparado através do carbonato de sódio, citrato de sódio e sulfato cúprico. Este reagente, também chamado de gayder, vendido em farmácias de manipulação, é usado geralmente no lugar da solução de Fehling para detectar excesso de açúcar na urina e detectar uma possível diabetes.
Além do mais, o trabalho conta com uma estrutura organizada envolvendo o desenvolvimento, onde será trabalhada a temática de forma mais apurada, além da conclusão dos fatos que traduzem o cerne da prática desenvolvida, que reside na verificação da reação de Benedict por parte do alunado.
Objetivo
Caracterizar a presença de açúcares, mais precisamente de açúcares redutores, em material biológico, ou seja, identificar um carboidrato . Aquele que possui o oxigênio do carbono funcional livre para pretensas ligações com outras moléculas.