REAÇÃO DE PRECIPITAÇÃO, FILTRAÇÃO E SECAGEM DE PRECIPITADO.
Curso Pós-médio em Química
Disciplina: Técnicas de Laboratório
Professor: Renato
REAÇÃO DE PRECIPITAÇÃO, FILTRAÇÃO E SECAGEM DE PRECIPITADO
Realizado por:
Carolina Moreira, Denis Alan,Gleicylane Ingrid Parreiras, Larrisa Caires, Miguel Kassius
Nº: 05,10,15,19,23 e 29
Turma: 101
Em 06/04/2014
INTRODUÇÃO:
Uma reação de precipitação acontece quando íons de cargas diferentes se atraem tão fortemente que formam um sólido iônico insolúvel. Para determinar se certas combinações de íons formam compostos insolúveis, devem-se levar em conta algumas regras em relação às solubilidades de compostos iônicos comuns.
Solubilidade de uma substância é a quantidade dessa substância que pode ser dissolvida em determinadas quantidades de solvente. Quando a concentração de um produto começa a ultrapassar a solubilidade daquela substância, qualquer quantidade a mais deste produto precipita na solução, desde que essa não fique supersaturada, uma solução supersaturada é uma solução instável, e a precipitação em geral ocorre rapidamente.
Quando acontece uma reação de precipitação e se tem a intenção de separar a fase líquida da fase sólida, aplica-se prática da filtração, onde a mistura atravessa papel de filtro, ficando retido o precipitado, que é a fase sólida.
Para resfriar um produto protegendo-o da umidade, usa-se o dessecador. O dessecador é um recipiente fechado que contém um agente de secagem chamado dessecante. O agente dessecante mais utilizado é a sílica-gel, um composto incolor. Normalmente é adicionado um indicador de umidade, que contém sais de cobalto. Quando seca apresenta uma coloração azul intensa. Ao saturar-se de umidade apresenta uma coloração rosada, e torna-se incapaz de absorver a água do interior do dessecador, podendo ser renovada num forno aquecido, até recuperar a coloração azul.
O hidróxido de sódio (NaOH), é uma base também conhecido como “soda cáustica”, é um hidróxido cáustico