trabalho
Lembre-se sempre que o “CV” é uma importante peça de “propaganda ”. Ele é uma ferramenta suplementar ao processo de busca de novas opções de carreira. É o complemento ideal do programa de contatos pessoais, por telefone, reuniões ou entrevistas. Nunca (ou quase nunca) deve ser encaminhado isoladamente. Existe uma tendência humana para evitar o constrangimento de sentir-se rejeitado. Assim, algumas pessoas tentam conduzir seu processo de busca apenas através de resposta a oportunidades pelo envio do “CV”. Usado desta maneira, por melhor elaborado que esteja, o “CV” perde muito de sua força e acaba não produzindo o efeito imaginado.
O QUE UM “CV” PODEROSO POSSIBILITA
Apresenta de forma sucinta, mas completa, seus dados pessoais e profissionais relevantes.
Resume e destaca suas principais realizações.
Reforça a “imagem” necessária ao seu programa de marketing.
Apresenta suas características pessoais/comportamentais coerentes com seu objetivo.
Deixa passar um toque pessoal. Normalmente seu CV e sua carta de apresentação serão lidos por “selecionadores profissionais”. Na busca de eficácia no processo de seleção eles acabam tentando encontrar rapidamente boas razões para “eliminar”,(“não chamar”), candidatos para entrevistas ou para continuidade de processo de seleção. Por isso, não deve haver nada em seu “curriculum” que possa eliminá-lo. O maior objetivo de seu curriculum é manter abertas as portas em seu programa de busca.
OS PROBLEMAS MAIS USUAIS DE UM “CV” Veja abaixo, algumas das observações feitas por selecionadores profissionais:
“Se um CV é muito longo e complicado, eu não leio. Eu simplesmente não tenho tempo para tentar entender o que eles estão querendo dizer...”.
“Eu faço um esforço real para ler cada CV recebido, mas meus olhos se turvam em algumas frases e raciocínios muito longos, falta de evidências e coerência de pensamento. Como eu posso contratar alguém que irá escrever muitos