gravimetria aluminio como oxido de aluminio
1796415238125
Instituto de Ciências Exatas
Departamento de Química
SEMINÁRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA II – IC 610
2014/1
UFRRJ – ICE – DEQUIM
IC 610 – QUÍMICA ANALÍTICA II
DETERMINAÇÃO GRAVIMÉTRICA DE ALUMÍNIO COMO ÓXIDO DE ALUMÍNIO
INTRODUÇÃO
Gravimetria é um tipo de análise que usa uma série de operações unitárias para determinar a quantidade de um certo constituinte previamente conhecido de uma amostra, seja ela por pesagem direta do elemento ou de um composto que contenha esse elemento. Se for da segunda maneira a fórmula química deve ser conhecida e bem definida.
É um processo de determinação de macronutrientes. É um processo vantajoso por ser de fácil execução e por utilizar equipamentos simples, entretanto requer muito tempo para execução e podem ocorrer erros cumulativos. Ele é feito em uma série de etapas.
Precipitação – Reação com um reagente específico com formação de precipitado.
Digestão – O precipitado é aquecido por um tempo considerável a fim de obter um precipitado com partículas grandes, com maior pureza possível e de fácil filtração.
Filtração – Separação do precipitado do meio onde foi formado.
Lavagem – Retirar resíduos da água-mãe, eliminar impurezas insolúveis e não voláteis. Existe a possibilidade de peptização
Secagem – Aquecimento do precipitado até que sua massa se torne constante.
Calcinação – Queima do precipitado ao ar até que sua massa se torne constante.
A secagem e calcinação são processos alternativos. São utilizados de acordo com o elemento a ser determinado. O processo de secagem é destinado a retirada de água e solventes de determinados sólidos. A calcinação é utilizada para retirar soluções residuais e transformar em sólidos estáveis através de exposição a temperaturas bem mais elevadas que as da secagem.
A gravimetria é um processo que pode ser feito de maneiras diferentes. Por isso existem quatro tipos de gravimetria.
Por precipitação – O analito é separado