Gravimetria
Data da Realização: 01/02/11 Turma: ILQ4
Componentes do Grupo: Jadson Zeni dos Reis e Micaele Ramos Galvão.. 1) Objetivo da prática
Determinar o teor de Silício, na forma de SiO2, em uma amostra de escória de alto forno. 2) Cálculos
O cálculo da porcentagem de Óxido de Silício (SiO2) na amostra é dada pela fórmula:
SiO2 (%) = ( massa de resíduo/massa da amostra) x 100
A amostra pesada continha exatamente 1,000g e obteve-se uma massa residual de 0,325 g. Assim por meio da equação acima se pôde chegar ao valor de 32,5% em massa de SiO2 na escória. 3) Discussão dos Resultados
Dependendo das características das Escórias de Alto-Forno, resultantes do tipo de resfriamento e composição química, registram-se várias aplicações para as Escórias de Alto-Forno ao longo de vários países no mundo (Arthur D. Little 1999): * Bases de estrada; * Asfalto; * Aterro / Terraplanagem; * Agregado para concreto; * Cimento (grande utilização da Escória de Alto-Forno granulada devido a sua hidraulicidade); * Aplicações especiais (lã mineral, lastro ferroviário, material para cobertura, isolamento, vidro, filtros, condicionamento de solo e produtos de concreto).
Na ArcelorMittal Tubarão, por exemplo, grande parte da sua produção é de Escória Granulada de Alto-Forno, que encontra um mercado amplo na fabricação de cimento - Construção Civil.
A composição química das Escórias de Alto-Forno produzidas varia dentro de limites relativamente estreitos. Os elementos que participam são os óxidos de: cálcio (Ca), silício (Si), alumínio (Al) e magnésio (Mg). Temos ainda, em quantidades menores, FeO, MnO, TiO2, enxofre, etc... É importante ressaltar que essa composição vai depender das matérias primas e do tipo de gusa fabricado. A composição química é de extrema importância e vai determinar as características físico-químicas das Escórias de Alto-Forno.
Composição química Escória de Alto-Forno ArcelorMittal Tubarão (Valores de