tabagismo
O QUE É O CIGARRO?
O cigarro é uma pequena porção de tabaco seco e picado, enrolado em papel fino ou em palha de milho, destinado ao fumo.
O QUE É TABACO?
O tabaco é uma planta cujo nome científico é Nicotiana tabacum, da qual é extraída uma substância de efeito estimulante chamada nicotina. Além desta, o tabaco possui mais de 4.700 substâncias.
O tabaco começou a ser utilizado aproximadamente no ano 1000 a.C., nas sociedades indígenas da América Central, em rituais mágico-religiosos, com o objetivo de purificar, contemplar, proteger e fortalecer os ímpetos guerreiros. A planta chegou ao Brasil provavelmente pela migração de tribos tupi-guaranis. Hoje, apesar dos males que o hábito de fumar provoca, a nicotina é uma das drogas mais consumidas no mundo. COMO ELA AGE NO ORGANISMO:
A nicotina causa dependência ao cigarro e o torna agradável. É uma substância que ocorre naturalmente no tabaco. Ao tragar a fumaça do cigarro, uma grande quantidade vai para os pulmões e passa para o sangue, atingindo o seu cérebro em alguns segundos. No cérebro, a nicotina causa a liberação de substâncias que dão a sensação de prazer e o relaxam momentaneamente. É a rápida liberação de nicotina no cérebro que promove a sensação de prazer.
Quando você fuma por muito tempo, o cérebro se modifica e começa a esperar a nicotina. Ao fumar, você inala nicotina e com o tempo, seu cérebro aumenta o número de novos receptores ávidos por nicotina. Quando você para de fumar, os receptores deixam de receber a nicotina de que precisam e gritam por mais. É por isso que você sente o desejo intenso de fumar e os sintomas da síndrome de abstinência, tais como irritabilidade e inquietação, que podem acabar com a sua força de vontade.
Malefícios do cigarro
PARA O FUMANTE:
Não há dúvidas. O fumante é o maior prejudicado por seu hábito. Em média, ele vive dez anos a menos que um não-fumante. As substâncias introduzidas no organismo pelo cigarro causam danos imediatos e