Reação de Metais
Ao adicionar um pequeno pedaço de sódio metálico em uma cápsula de porcelana com 10 mL de água destilada e 3 gotas de fenolftaleína, pode-se perceber uma coloração rosada da água. Isso se deve por conta da fenolftaleína ser um indicador ácido-base, indicando a coloração rosa em meio básico. Isto é, o sódio metálico reage com a água, formando uma base : o hidróxido de sódio, de acordo com a seguinte equação : 2Na(s) + 2H2O(l) H2(g) +2 NaOH(aq) .
Os metais mais reativos tem maior poder redutor, ou seja, possui maior facilidade de oxidação. O sódio é um metal muito reativo, consequentemente, tem grande facilidade de se oxidar.
b) Magnésio
Ao adicionar uma fita de magnésio, que foi previamente lixada para que pudesse retirar a camada de óxido do metal e facilitar e agilizar a reação, em um tubo de ensaio contendo 2 mL de água destilada e 3 gotas de fenolftaleína , pôde-se observar imediatamente uma leve coloração rosada. Isto é, o Magnésio reage com a água, formando uma base : o hidróxido de magnésio, que ocorre em 2 etapas :
Mg(s) + H2O(l) MgO(s) + H2(g)
( MgO(s) é um óxido de metal alcalino terroso, o que faz com que ele seja reativo com água, formando o Mg(OH)2(aq). )
MgO(s) + H2O(l) Mg(OH)2(aq)
O Magnésio também é um metal reativo, não tão quanto o sódio. Mas também tem um grande poder redutor, e consequente facilidade em se oxidar.
c) Alumínio
Ao adicionar um pedaço de Alumínio , que também foi previamente lixado para retirar a camada de óxido, em um tubo de ensaio com 2 mL de água destilada e 3 gotas de fenolftaleína, pôde-se perceber uma não reação do alumínio com a água. O Alumínio ao entrar em contato com a água, forma em sua superfície uma camada protetora de óxido de alumínio e essa camada impede a reação do alumínio com a água. A reação de formação da camada de óxido é :
2Al(s) + 3H2O(l) Al2O3 +3H2