Reaçoes quimicas
Aula 6-Reações Químicas II
Sumário Objetivos 4 Introdução 4 Materiais e Reagentes 5 Procedimentos 6 Conclusão 7 Referências 8 Anexos 9 Resultados 9
Objetivos
Estudar as reações químicas onde ocorrem transferências de elétrons.
Comprovar, experimentalmente, a ocorrência espontânea de reações de oxi-redução e a consequente transferência de elétrons.
Verificar a reatividade de alguns metais.
Introdução
A reação de simples troca ou também chamada de deslocamento se caracteriza por uma oxi-redução. Essa reação acontece quando uma substância simples entra em contato com uma substância composta, substituindo seu cátion ou seu ânion.
Ex.: A + BC AC + B (metal) X + BC BX + C (ametal)
Durante essas reações, ocorre transferência de elétrons de uma espécie química (átomos, íons, radicais) para a outra: uma espécie recebendo e outra doando elétrons.
Seja a reação em meio aquoso entre o íon cúprico Cu²(aq) proveniente da dissociação em água, de sais, como CuSO4, Cu(NO)3, etc, e o metal zinco.
Cu²(aq) + Zn(s) => Zn²(aq) + Cu(s)
Nesta reação, cada átomo do metal zinco perde dois elétrons para cada íon cobre que, portanto se neutraliza, transformando-se em cobre metálico, enquanto o zinco se transforma em íon Zn2+(aq).
Podemos considerar separadamente a perda e o ganho de elétrons, por meio de duas semi-equações:
Zn(s) + 2e- => Zn2+(aq) = Oxidação
Cu²+(aq) + 2e- => Cu(s) = Redução
A perda de elétrons recebe o nome de oxidação e o ganho de elétrons o nome de redução. Somando as duas semi-reações, temos como resultado a equação da reação total ou oxi-redução.
No caso especial dos metais, alguns têm maior tendência de existir sob o aspecto metálico (átomos neutros) e outros em forma de íons. Assim, deve ficar claro que o metal cobre tende a existir em forma de átomos neutros, e por isso o íon Cu²+(aq) remove do zinco metálico dois elétrons fracamente