reaçoes quimicas
Departamento de química
Curso de ciências biológicas
Reações químicas
São Luis – MA 2014
1.OBJETIVO
Com esses experimentos busca-se a evidenciação de reações químicas a partir dos diversos procedimentos. A partir dos cálculos busca-se o percentual do composto em cada reação e as modificações ocorridas nas misturas de diferentes compostos.
2.INTRODUÇÃO
As reações químicas são transformações que envolvem alterações, quebra e/ou formação nas ligações entre partículas, resultando na formação de nova substância com propriedades diferentes da anterior. Algumas evidências da ocorrência de uma reação química são mudança de cor, evolução de calor ou luz, formação de uma substância volátil, formação de um gás, entre outros.
São dividas em quatro tipos: síntese ou adição, análise ou decomposição, simples troca ou deslocamento e dupla troca.
A representação das reações químicas são as equações químicas. As substancias inicias, que reagem, são chamadas de reagentes e as finais, as que formam, de produto. Os reagentes são representados do lado esquerdo e os produtos do lado direito.
REAGENTES → PRODUTOS
As reações químicas obedecem a duas leis: as ponderais e as volumétricas. As leis ponderais estudam as relações entre a massa dos reagentes e a massa dos produtos numa reação. As principais leis ponderadas são: as leis de Lavoisier, de Proust e de Dalton. A lei de Lavoisier, ou da conservação da massa, como é conhecida, diz que a massa dos reagentes, é igual a massa dos produtos, obedecendo a frase que diz: “na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”
A lei de Proust, ou das proporções constantes, diz que a proporção com que os elementos se combinam para formar uma substância é sempre constante.
Já a lei de Dalton, conhecida como