Reas De Atua O Eng Qu Mica
O campo de atuação é bastante extenso, sendo os mais frequentes, as Indústrias de Celulose e Papel, Borracha e Plásticos, Petróleo e Petroquímica, Cerâmica, Resinas, Medicamentos, Tratamento de efluentes, Tintas, Corantes e Cosméticos, Biotecnologia, Indústria Alimentícia e Sucroalcooleira, dentre outras. Podendo atuar, em razão do grande embasamento técnico-científico, em todos os setores da indústria, acompanhando o processo industrial em todos os níveis e na pesquisa.
Dentre as atividades sob sua responsabilidade pode-se citar:
Área de Projetos:
Cálculos de equipamentos para projetos de instalação de plantas industriais.
Especifica materiais a serem utilizados nos processos.
Normalmente trabalha em escritórios, tendo relações com fornecedores de equipamentos, área de produção, segurança, processos químicos, higiene e meio ambiente.
Área de Produção:
Comandar sua equipe na unidade industrial de forma a receber a matéria prim e conduzir os processos químicos dentro das normas de segurança, higiene, meio ambiente e qualidade, transformando-as em produto final. O trabalho é desenvolvido na unidade industrial e requer liderança e capacidade de realizar trabalho em equipe.
Tem grande interação com outras áreas como processos, logística, comercial, projetos, treinamento e com outros profissionais como Eng. Mecânicos e Eletricistas, devido às atividades de manutenção da unidade industrial.
Área de Processos:
Desenvolve suas atividades junto ao Eng. de Produção, contribuindo para a melhoria e otimização dos processos de produção.
Usa programas computacionais de simulação e cálculos de equipamentos.
Sugere e acompanha ensaios e testes na área de produção.
Área de Pesquisa e Desenvolvimento:
Atividades são desenvolvidas em laboratórios ou plantas piloto, realizando experimentos com fins internos da empresa, ou atendendo a solicitação de clientes externos relacionados à aplicação do produto.
A atividade requer habilidade para