REAPROVEITAMENTO E APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS
INTEGRAL DE ALIMENTOS
Fome e Desperdício de Alimentos
Milhares
de
pessoas
no
mundo
todo
passam
fome,
entretanto, o desperdício de alimentos acontece desde sua produção até na nossa cozinha, demonstrando a necessidade de se rever conceitos e atitudes em relação a esta situação.
Todos os dias, 39 mil toneladas de comida em condições de alimentar um ser humano vão parar no lixo. O desperdício é gerado em
restaurantes,
mercados,
feiras,
fábricas,
quitandas, açougues e dentro de nossa própria casa. O que se joga fora, é suficiente para dar café, almoço e jantar diariamente a 19 milhões de pessoas.
Enquanto muita comida é jogada no lixo, mais de 3 milhões de brasileiros vivem na linha da miséria e passam fome no Brasil.
Quase sempre o que é jogado no lixo faz falta na mesa de alguém.
Por isso o aproveitamento integral dos alimentos evita o desperdício, combate a fome e a desnutrição, já que segundo nutricionistas cascas, talos e folhas são riquíssimos em nutrientes.
DICAS IMPORTANTES PARA EVITAR O DESPERDÍCIO
1.
2.
3.
4.
5.
6.
Faça compras semanais.
Evite comprar grandes quantidades de alimentos, principalmente os perecíveis.
Guarde bem os alimentos de forma correta e organizada principalmente na geladeira e fique de olho na temperatura. Não jogue as sobras no lixo, elas podem ser aproveitadas num outro prato.
Guarde bem as sobras na geladeira e de preferencia em potes transparentes para que não sejam esquecidas e estraguem. Não joguem talos, folhas e cascas, pois eles podem ser reaproveitados em pratos deliciosos e altamente nutritivos.
FOLHAS, TALOS E CASCAS
UM TESOURO SAUDÁVEL
•
Dispensar cascas, folhas, talos e sementes dos vegetais e frutas na hora de prepará-los é jogar fora saúde e dinheiro, pois são fonte de nutrientes.
Aproveitar bem os alimentos aumenta a ingestão de vitaminas, minerais e fibras, além de ser econômico.
•
Todos os talos (menos de mandioca, porque é tóxico) podem ser usados
em