REAPROVEITAMENTO DE AGUA PLUVIAL RESIDENCIAL
QUALIFICAÇÃO: ACADÊMICA DA FACULDADE INTEGRAL DE CACOAL (UNESC) 4º PERÍODO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
INTRODUÇÃO A água é um recurso natural essencial para o bem estar do homem e a manutenção da vida no planeta, mas apenas 2,5% de toda água do mundo é potável, mas com difícil acesso como nas geleiras e aqüíferas. Somente 0 007% da água encontrada são de fácil acesso como em rios e lagos. O estado de Rondônia encontra-se em uma das regiões com maior potencial hídrico do planeta, conseqüentemente com alto índice pluviométrico. O que vem a favorecer a utilização do sistema de captação d' águas pluviais nas residências no município de Cacoal. O sistema para captação da chuva é composto por um conjunto de áreas de coleta, calhas, condutores, filtros, bomba e um reservatório de armazenamento. O funcionamento é simples, pois a água detida nos telhados é conduzida até um reservatório, que utilizando uma bomba que bombeia esta água para outro reservatório elevado, o qual faz a distribuição da água na residência por gravidade. Para o dimensionamento do sistema, citam-se os diversos métodos de determinação do volume captado de águas pluviais e do volume do reservatório de armazenamento. Com o desenvolvimento espera-se criar uma saída alternativa para o problema da carência de água que vem crescendo a cada dia. A chuva, devidamente acumulada e tratada em regiões com grande índice pluviométrico, poderia suprir perto de 100% da água de um lar.
O reaproveitamento da água pluvial poderá ser utilizado em descargas de banheiro, regar jardins, lavagem de carros e motos além de lavar calçadas.
Com intuito de contribuir para a diminuição do desperdício de água em residências através da utilização das águas pluviais em locais onde não se necessita de água potável, como descargas de sanitários. Este projeto será feito em uma residência onde moram 6 (seis) pessoas e a água coletada será utilizada