Fichamento de Citações
Fichamento de citações
Artigo: Reutilização de águas cinzas e pluviais em edificações residenciais – Estudo do caso: Edifício São Paulo, Ijuí, RS.
Autor: Josilei Viecili Fiorin
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, 2005.
Disponível em < http://www.projetos.unijui.edu.br/petegc/wp-content/uploads/2010/03/TCC-Josilei-Viecili-Fiorin.pdf >. Acesso em 06 set. 2013.
Assunto: Reuso da água
“O reuso reduz a demanda sobre os mananciais de água devido à substituição da água potável por uma água de qualidade inferior. Dessa forma, grandes volumes de água potável podem ser poupados pelo reuso quando se utiliza água de qualidade inferior (geralmente efluentes pós-tratados) para atendimento das finalidades que podem prescindir desse recurso dentro dos padrões de potabilidade.
O tipo de reuso pode abranger desde a simples recirculação de água de enxágüe da máquina de lavagem, com ou sem tratamento aos vasos sanitários, até uma remoção em alto nível de poluentes para lavagens de carros. Freqüentemente, o reuso é apenas uma extensão do tratamento de esgotos, sem investimentos adicionais elevados.”
Artigo: Reaproveitamento de água para fins não potáveis em habitações de interesse social.
Autor: Paulo Rogério Lemos
X Salão de Iniciação Científica – PUCRS, 2009
Disponível em < http://www.pucrs.br/edipucrs/XSalaoIC/Ciencias_Sociais_Aplicadas/Arquitetura_e_Urbanismo/70444-PAULO_ROGERIO_LEMOS.pdf>. Acesso em 06 set. 2013.
Assunto: Reuso da água
“Um sistema de aproveitamento da água da chuva tecnicamente simples, viável para ser aplicado em habitações de interesse social, consiste em conduzir o volume captado pela cobertura até um reservatório superior por meio de calhas dotadas de “filtro” (tela metálica) para reter partículas sólidas. É necessária a presença de um sistema para descartar automaticamente o volume de água coletado nos primeiros minutos de chuva, que geralmente