Reuso da agua
“REUSO DA ÁGUA PLUVIAL EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS
Luiz Henrique de O Santos
Jonas Vinicio
Laion dos Santos
Douglas Fischer
Lucas Paulo Rodrigues
Maio/2014
Sumário
1- Introdução 2- Desenvolvimento
• A Importância do Reuso da Água
• Reuso da Água
• Sistema de reaproveitamento da água
3- Aplicações
4- Conclusão
INTRODUÇÃO
A água faz parte do patrimônio do nosso planeta. Cada continente, cada povo, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano e sem ela não poderia conceber a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura como são. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado no Art. 30 da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DDH, 2005).
Entretanto, os meios naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, esta deve ser manipulada com racionalidade, preocupação e moderação, não devendo ser desperdiçada, poluída, ou envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento, para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis (Zampieron, 2005). Para tanto, sugere-se então, a adoção da captação da água da chuva como ferramenta de gestão da água.
O Reuso Planejado da Água faz parte da Estratégia Global para a Administração da Qualidade da Água, proposta pelo Programa das Nações Unidas para o Meio.
Ambiente e pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 2005). Ela prevê o alcance simultâneo de três importantes elementos que são a proteção da saúde pública, a manutenção da