Realismo
O realismo foi um movimento cultural e artístico que se desenvolveu na segunda metade do século XIX, abordava temas sociais e tinha um tratamento objetivo da realidade do ser humano. Possuía um forte caráter ideológico, marcado por uma linguagem política e de denúncia dos problemas sociais. Com uma linguagem clara, os artistas e escritores realistas iam diretamente ao foco da questão, reagindo, desta forma, ao subjetivismo do romantismo.
Ao contrario do romantismo, as características do Realismo são a objetividade, não há envolvimento sentimental; verossimilhança, representação mais fiel da realidade; descritivíssimo, os fatos são descritos detalhadamente; razão, observação e analise; universalismo; retrato fiel das personagens.
Colégio Estadual Roberto Santos
Aluno: Natanael Batista França
Disciplina: Português
Turma: 2ª CV
Data: 22 de Setembro de 2014
O Realismo
Allons-y
Machado De Assis
Joaquim Maria Machado de Assis (21 de junho de 1839 — Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908) é até hoje considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira, era poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário.
Fundador a Academia Brasileira de Letras, com obras de representação mundiais, suas características pessoas eram aprofundamento psicológico, mostra como é cada um dos personagens; analise comportamental, tudo que acontece ou que está em volta do personagem e suas ações são retratadas fielmente, como por exemplo, sabemos tudo sobre a Capitu de Dom Casmurro, suas feições, seu modo de pensar, seus trejeitos, todas essas características são passadas para nós pelo Machado; critica e ironia, usa desde a mais refinada ironia até a mais corrosiva, com muita maestria e também humor, dessa forma criticando as situações que vai nos apresentar.
A sua obra é dividida em duas fases, a primeira é a Romântica - Preparatória, embora fosse um autor realista começou as suas primeiras obras quando o romantismo