realismo
INTRODUÇÃO AO REALISMO/NATURALISMO
O REALISMO SURGE EM MEIO AO FRACASSO DA REVOLUÇÃO DA FRANÇA E DE SEUS IDEAIS DE LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE. A SOCIEDADE SE DIVIDIA ENTRE A CLASSE OPERÁRIA E A BURGUESIA. LOGO MAIS TARDE, EM 1848, OS COMUNISTAS MARX E ENGELS PUBLICAM O MANIFESTO QUE FAZ APOLOGIAS À CLASSE OPERÁRIA.
UMA REALIDADE OPOSTA AO QUE A SOCIEDADE TINHA VIVIDO ATÉ AQUELE MOMENTO SURGIA COM O PROGRESSO TECNOLÓGICO: O AVANÇO DA ENERGIA ELÉTRICA, AS NOVAS MÁQUINAS QUE FACILITAVAM A VIDA, COMO O CARRO, POR EXEMPLO. ENTRE AS CORRENTES FILOSÓFICAS, DESTACAM-SE: O POSITIVISMO, O DETERMINISMO, O EVOLUCIONISMO E O MARXISMO.
CONTUDO, O PENSAMENTO FILOSÓFICO QUE EXERCE MAIS INFLUÊNCIA NO SURGIMENTO DO REALISMO É O POSITIVISMO, O QUAL ANALISA A REALIDADE ATRAVÉS DAS OBSERVAÇÕES E DAS CONSTATAÇÕES RACIONAIS.
EM 1857, O MESMO ANO EM QUE NO BRASIL ERA PUBLICADO O GUARANI, DE JOSÉ DE ALENCAR, NA FRANÇA É PUBLICADO MADAME BOVARY, DE GUSTAVE FLAUBERT, CONSIDERADO O PRIMEIRO ROMANCE REALISTA DA LITERATURA UNIVERSAL. EM 1865, CLAUDE BERNARD PUBLICA INTRODUÇÃO À MEDICINA EXPERIMENTAL, COM UMA TESE SOBRE A HEREDITARIEDADE. EM 1867 ÉMILE ZOLA PUBLICA THÉRÈSE RAQUIN, INAUGURANDO O ROMANCE NATURALISTA.
NO BRASIL CONSIDERA-SE 1881 COMO O ANO INAUGURAL DO REALISMO. DE FATO, ESSE FOI UM ANO FÉRTIL PARA A LITERATURA BRASILEIRA, COM A PUBLICAÇÃO DE DOIS ROMANCES FUNDAMENTAIS, QUE MODIFICARAM O CURSO DE NOSSAS LETRAS: ALUÍSIO AZEVEDO PUBLICA O MULATO, O PRIMEIRO ROMANCE NATURALISTA DO BRASIL; MACHADO DE ASSIS PUBLICA MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS, O PRIMEIRO ROMANCE REALISTA DE NOSSA LITERATURA.
CARACTERÍSTICAS DO REALISMO
Oposição ao idealismo romântico. Não há envolvimento sentimental
Representação mais fiel da realidade
Romance como meio de combate e crítica às instituições sociais decadentes, como o casamento, por exemplo
Análise dos valores burgueses com visão crítica