A beleza de Cristo e o caráter do Cristão
O livro ´´ A beleza de Cristo e o caráter do Cristão`` , inicia-se falando o propósito de Deus ao criar o homem. E seu propósito é, suprir a lacuna deixada por lúcifer e seus anjos, fomos criado também para ser a noiva de Cristo, para completá-lo, pois ele necessitava de comunhão como nos precisamos para sermos intimo em seu amor. O propósito da criação do homem é expressar a imagem e semelhança de Deus; representar a Deus; completar a Deus; ter comunhão com Deus; guardar o Éden; sujeitar a terra; dominar sobre toda criação. No primeiro capítulo o bispo também fala das três quedas, que foi a do diabo e seus anjos, do homem e dos anjos e do homem. Essas quedas tiveram consequências , como por exemplo o homem passou a ser escravo da sua própria natureza terrena, passou a ter suas emoções descontroladas etc. Temos que ter uma vida com o Espírito Santo, deixando-o ele nos guiar, andar com ele e viver com ele. O plano de Deus para nós é que nos assentemos nos lugares celestiais, que exercêssemos domínio, que tenhamos relacionamento com Deus e com sua casa.
Para entrarmos no Reino de Deus, precisamos ter arrependimento, o arrependimento fala da volta do nosso coração para o Senhor , para Sua vontade plena; precisamos ter também esforço, tendo disposição para servir a Deus, e a obediência, devemos estar sempre de baixo da vontade de Deus. Devemos ser batisados no Espírito e dar frutos.
No capítulo 2, fala que devemos vencer as iniquidades, Deus não nos deixará lutar contra algo além de nossas forças. Para afastar o pecado, devemos aceitar o convencimento do Espírito Santo, nos arrepender, confessar, tomar medidas para afastar o pecado e sermos cheios do Espírito Santo.
No capítulo 3, fala das 3 forças que operam no homem, uma e a natureza humana,temos a natureza pecaminosa, devemos lutar contra ela e entender que o caminho de Deus é a vitória sobre nossa velha natureza, a segunda é o Espírito