Realismo no Brasil
Escola Estadual Moreira e Silva
Realismo no Brasil
Trabalho apresentado à disciplina de Língua Portuguesa, da prof ª Neide de Araujo ; para obtenção relativa ao 2º semestre.
Nomes:
Maceió, 05 de Dezembro de 2013.
Sumario
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Bibliografia
Realismo no Brasil
Introdução
O realismo foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX. A característica principal deste movimento foi à abordagem de temas sociais e um tratamento objetivo da realidade do ser humano.
Possuía um forte caráter ideológico, marcado por uma linguagem política e de denúncia dos problemas sociais como, por exemplo, miséria, pobreza, exploração, corrupção entre outros. Com uma linguagem clara, os artistas e escritores realistas iam diretamente ao foco da questão, reagindo, desta forma, ao subjetivismo do romantismo. Uma das correntes do realismo foi o naturalismo, onde a objetividade está presente, porém sem o conteúdo ideológico.
Desenvolvimento
O Realismo nas Artes Plásticas O realismo manifestou-se principalmente na pintura, onde as obras retratavam cenas do cotidiano das camadas mais pobres da sociedade. O sentimento de tristeza se expressa claramente através das cores fortes. Um dos principais pintores realistas foi o francês Gustave Coubert. Com obras que chocaram o público pelo alto grau de realismo e pelos temas sociais, este artista destacou-se com as seguintes telas: Os Quebradores de Pedras e Enterro em Ornans. Outros importantes pintores deste período foram: Honoré Daumier, Jean-François Millet e Édouard Manet. Literatura Realista Nas obras em prosa, o realismo atingiu seu