Realismo 2
2. Ao escritor realista interessam, sobretudo, os conflitos: universais, que espelham os problemas humanos desvinculados das relações possíveis com o momento histórico. de natureza individualizadora, que permite aprofundar a análise psicológica dos personagens. que permitem à obra tornar-se politicamente combativa e comprometida. originários da relação do homem com seu meio ambiente.
3. Os escritores realistas e naturalistas, preocupados com as causas, determinam o comportamento do homem, criam, no mais das vezes, personagens: cujas ações e psicologia são determinadas por forças atávicas e sociais. de personalidade firme, cujo comportamento diante da vida não decorre de postura subjetiva. lúcidas o suficiente para perceberem, através de constante autocrítica, as raízes e causas dos erros que cometem. cujo comportamento é invarialmente patológico, em decorrência de optarem sempre pela marginalidade.
4. Memórias Póstumas de Brás Cubas é considerado o romance divisor de águas da obra machadiana, porque, a partir dele, o autor: assume de vez a visão da realidade, apenas esboçada nos romances da chamada primeira fase. se insere na estética naturalista, ao denunciar as mazelas sociais, os casos psicológicos patalógicos e os aspectos mais repugnantes da