Apostila
Sistemas Submarinos de Produção
1- Sistemas Submarinos de Produção
Desde a instalação do primeiro equipamento submarino de produção de petróleo, no Golfo do México em 1961, tem-se observado um acelerado crescimento no número destes sistemas em todo o mundo. Paralelamente ao crescimento em número, observouse também um rápido avanço tecnológico, com várias barreiras tecnológicas rompidas, resultando num aumento das distâncias envolvidas entre os poços e as plataformas de produção e subseqüentes quebras de recordes de profundidades.
No Brasil, a primeira instalação de uma árvore de natal molhada, ocorreu em abril de 1979 no poço 4-RJS-38 em 189 metros de lâmina d’água. Desde então, impulsionada pelas descobertas de campos gigantes em águas profundas e devido à introdução de diversas inovações tecnológicas, a Petrobras se mantém como líder mundial na tecnologia de produção de petróleo em águas profundas, tendo estabelecido durante anos consecutivos, diversos recordes mundiais de profundidade na utilização de sistemas submarinos de produção de petróleo.
Os sistemas submarinos são usados em uma variedade de situações, onde a perfuração/produção por meio de uma plataforma fixa convencional se torna impraticável, técnica e/ou economicamente, devido principalmente à lâmina d’água e características do reservatório (profundidade, tamanho etc.).
Os poços submarinos, que podem ser de produção ou injeção, são perfurados através de plataformas flutuantes ou auto-eleváveis e, na fase de produção, ligados a plataformas, fixas ou flutuantes, através de dutos.
Os principais componentes de um sistema submarino de produção são:
•
•
Árvore de Natal Molhada (ANM);
Manifold;
Prof. Marco Herdeiro, M.Sc.
2
•
•
•
Linhas de escoamento (flexíveis ou rígidas);
Risers;
Plataforma de produção.
Plataforma Fixa
Plataforma de Produção
Navio Tanque
Monobóia
Linhas de coleta
Jaqueta
Plem
Linhas de coleta
Riser
Árvore de Natal
Manifold
Figura 1 - Visão geral de