Realidade
Não queremos entrar em conflito, queremos o que é confortável sempre. Não gostamos de reconhecer quem somos feitos de defeitos, que a realidade do nosso carater não seja exatamente adequado. Nossa realidade é uma ilha, nos comunicamos a todo momento , mas vivemos isolados. Alguns controem dentro de si uma determinada realidade, outros seguem uma realidade imposta.
A realidade pessoal (de cada um) é uma contradiçao muito grande, nem todos veem a realidade do mesmo jeito, por isso que temos opinioes diferentes tem crianças que adquirem a esquizofrenia quando nascem e tem crianças que crianças que ja nascem com esquizofrenia... Essas criaças vivem em um mundo totalmente diferente, um mundo totalmente solitario, uma realidade totalmente diferente. Desejamos fazer um monte de coisas, mas não percebemos que é fuga. Fugimos o tempo todo de nós mesmos.
Do ponto de vista filosófico o realismo, por oposição ao idealismo, responde à questão da natureza ou essência do conhecimento. Sustenta o princípio da transcendência do objecto em relação ao sujeito para afirmar, deste modo, a total e completa independência entre a realidade e a consciência. Trata-se, pois, de uma atitude epistemológica segundo a qual há coisas reais, independentes da consciência.
O realismo subdivide-se em duas modalidades: realismo crítico e ingénuo,