Realidade Virtual e Educação
Virtualização de Sistemas Operacionais / Servidores
Vantagens e Desvantagens
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
28/08/2012
FACULDADE METROPOLITANA DE CURITIBA – FAMEC/ FIEP
GUSTAVO PESTILO DOS SANTOS
Virtualização de Sistemas Operacionais / Servidores
Vantagens e Desvantagens
Trabalho apresentado junto ao curso de Sistema de Informação da Faculdade Metropolitana de Curitiba, na disciplina de Orientação de Projeto, Professor: Ícaro Oliveira de Oliveira, como requisito parcial á obtenção do titulo de Bacharel.
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
28/08/2012
INTRODUÇÃO
Analisando a virtualização em software, com o intuito de explanar a tecnologia: vantagens, desvantagens, por que e quais os resultados obtidos, pelas empresas de pequeno e médio porte.
Para implementar esta solução de virtualização necessitamos de software de virtualização, assim chamado de software de máquina virtual onde cria uma ambiente através de um monitor de máquina virtual (Virtual Machine Monitor – VMM), que “cria” um computador com seu próprio sistema operacional, dentro de outro sistema operacional (host). Esta máquina virtual pode ser uma cópia do hardware real, podendo “personalizar” segundo as limitações do hardware e VMM.
Objetivando um ambiente desejado, totalmente transparente para o usuário local ou remoto quanto ao uso e finalidade do sistema virtualizado. A VMM possibilita a implantação de várias maquinas virtuais com indefinidos fins, propósitos e plataformas, possuindo um grau de encapsula mento muito importante quanto à segurança ou instabilidade referente ao sistema operacional de outras máquinas virtuais no mesmo hardware. LAUREANO, (2006).
A utilização de servidores sem o uso da virtualização para hospedar aplicações necessárias para o negocio da empresa, como por exemplo, servidores de e-mail, banco de dados, servidores de aplicação, servidores de