REALIDADE VIRTUAL: UM NOVO PARADIGMA DO SABER
No século XX foi possível perceber grandes transformações tanto no campo socioeconômico e político quanto no da cultura, da ciência e da tecnologia.
Qual o papel da Educação na Era da Informação e da Tecnologia? Quais os paradigmas para a Educação no início do Terceiro Milênio? Quais avanços serão alcançados no processo ensino aprendizagem?
Os questionamentos são muitos vistos que os docentes estão confusos diante das rápidas mudanças ocorridas na Educação. Criam medos e incertezas sobre seu futuro profissional e até mesmo a capacidade de ensinar.
No contexto educacional palavras como: projeto político-pedagógico, ideal pedagógico, utopia pedagógica e cenário educacional; remetem o professor a um direcionamento / horizonte a ser seguido, vislumbrando o ensino “perfeito”.
Para entender o universo escolar é necessário conhecer as tendências pedagógicas que nortearam toda a transformação ocorrida durante a essa evolução do ensinar.
O conhecimento dessas tendências e perspectivas de ensino por parte dos professores é relevante para a realização de uma prática docente significativa, que tenha sentido para o aluno, pois tais tendências objetivam nortear o seu trabalho. Auxiliam na respostas de questões, tais como: O que ensinar? Para quem? Como? Para quê? Por quê?
As tendências pedagógicas são divididas em: liberais e progressistas.
Segundo Libâneo (1990), a pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. Isso pressupõe que o indivíduo precisa adaptar-se aos valores e normas vigentes na sociedade de classe, através do desenvolvimento da cultura individual. Devido a essa ênfase no aspecto cultural, as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, pois, embora a escola passe a difundir a idéia de igualdade de oportunidades não levam em conta a desigualdade de condições.
A