Realidade virtual aplicada no ensino acadêmico de medicina: desafios e resultados
Desafios e Resultados
Resumo O intuito é pesquisar e avaliar os conceitos e ações necessárias no tocante ao desenvolvimento acadêmico para procedimentos de simulações e treinamentos médicos com o uso da Realidade Virtual. Com isso, procurou-se pesquisar sistemas que estivessem de acordo com as principais características que distinguem as dificuldades na criação de tais simuladores. Os resultados obtidos e identificar as futuras tendências em simulação e educação virtual no Ensino da Medicina.
Palavras-Chave – simulação, treinamento, medicina
Abstract The aim is to research and evaluate concepts and actions needed for academic development,procedures for medical training and simulations with the use of Virtual Reality. With that, we tried to search systems, according to the main features that distinguish the difficulties in creating such simulators. The results and identify future trends in simulation and virtual education in the teaching of medicine.
Keywords – simulation, training, medicine
1 – Introdução Cirurgias invasivas, Telecirurgia, Robótica e Realidade Virtual; estas fronteiras tecnológicas têm revolucionado as práticas cirúrgicas nos dias atuais. Contudo, toda nova tecnologia visa melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes. Porém, deve haver um grande esforço da classe médica em querer sair da inércia científica, através de investimento em treinamentos, o que requer gasto de tempo e dinheiro. No passado, os cirurgiões já lideraram grandes revoluções médicas, como a introdução da antissepsia, o uso da anestesia e dos antibióticos, os transplantes e o início da cirurgia minimamente invasiva. Será que estamos na fronteira de uma nova revolução, onde combinaremos: mínimos acessos, informática, robótica e teletransmissão?
Com a introdução da robótica na área cirúrgica, no início dos anos 80, numerosas promessas tornaram-se promissoras. A maioria não adquiriu importância