Realidade na escola
Para tentar decifrar o verdadeiro erro no sistema educacional, é necessário entendermos o conceito de escola. É perceptível que o conceito de escola foi definido como: estamos em uma escola para fazermos amigos ou nos socializar. Ótimo, mas não é para isso que ela existe. Se for, é necessário que seja explicado não só para os professores, principalmente para os pais e alunos, que a importância da socialização e tão importante como a formação do conhecimento. Se colocarmos em uma sala de aula alunos que não sabem qual o objetivo de estarem ali, fica ainda mais difícil de desenvolver um processo educacional, pois os alunos imagino eu, têm de saber o que estão fazendo ali. Mais quem tem o papel de formar, por sua vez foi mal formado, dificulta ainda mais o processo educacional, e é ai que entra uma realidade que nós alunos vivemos, que é a falta de investimento no professor.
Os professores mais velhos estão completamente desanimados e desestimulados, pois com a condição de trabalho em que lhe é imposta, e a falta de respeito do governo com o professor, acaba trazendo esse desânimo para dentro da sala de aula, e assim como conseqüência, desanimando também o aluno. No título VI, da LDB, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, descreve sobre os Profissionais da Educação e suas condições de trabalho, e assim podemos concluir a balela que os profissionais da educação enfrentam diariamente, e não podemos culpá-los.
No documentário, podemos observar essa tremenda falta de interesse do aluno, e o desanimo de alguns educadores. É de indignar como o governo não investe em um ensino de qualidade. O que mais vemos hoje é jovem de escola particular ganhar as bolsas de estudos nas melhores universidades, e aqueles que estudaram durante a vida toda nesse desrespeito que chamamos de “Educação”,