REALIDADE AUMENTADA APLICADA A VISUALIZAÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS EM 3D
INFANTIS EM 3D
Elisabete Thomaselli Nogueira1, Djeisson Rober Vieira Gomes1, Gerson Gomes Cunha2
1
Laboratório de Computação Gráfica (LCG) – COPPE/Sistemas – 2Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia
(LAMCE) – COPPE/Engenharia Civil - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Caixa Postal 68511 - CEP 21941- 972
- Rio de Janeiro – RJ – Brasil elisabete.thomaselli@petrobras.com.br, djro@cos.ufrj.br, gerson@lamce.ufrj.br
Keywords - augmented reality, dart, director, histories.
Por vezes, a aprendizagem envolvendo estas formas tridimensionais fica prejudicada pelo formato e conteúdo do material didático disponível.
A limitação visual é um fator restritivo considerável, tanto em se tratando de conteúdos de cunho industrial, pesquisas científicas quanto para material de ensino fundamental exigindo raciocínios complementares e inferência de informações não disponíveis nos modelos, que são representações em 2D de uma realidade tridimensional.
Superfícies parametrizadas com geometria complexa podem ser aproximadas por uma superfície linear por partes, mas ainda assim diversos problemas de percepção podem surgir [4].
A computação gráfica com suas possibilidades intrínsecas de translação, rotação, zoom das figuras, uso de sombras, texturas, perspectiva e, até mesmo, estereoscopia minimiza em muito estes problemas de percepção.
A proposta deste artigo é apresentar uma plataforma de software acessível, viabilizando experimentos de realidade aumentada a um público não especializado em sistemas. Vale ressaltar que, os fundamentos aplicados continuam válidos para plataformas robustas, de grandes empresas da indústria, seja ela petrolífera, de jogos, entretenimento, ou outras.
A constante evolução tecnológica está impulsionando diferentes setores. A educação tende a se expandir para novos rumos, incorporando a utilização de novas ferramentas para alavancar o processo de