Realação entre a violencia e o uso abusivo de alcool e outras drogas
3800 palavras
16 páginas
Formação e histórico profissionalO atendimento aos usuários com histórico de uso abusivo ou dependência de álcool e outras drogas sempre foi relacionado ao atendimento psiquiátrico, ligado ao modelo hospitalocêntrico com ênfase no tratamento medicamentoso. O serviço de atendimento psiquiátrico ficou marcado por diversos relatos de violação dos direitos humanos e pelo atendimento de qualidade duvidosa.
No ano de 1992 o Ministério da Saúde, influenciado pelo movimento da Reforma Psiquiátrica , através da portaria nº 224/1992, regulamentou os Núcleos e Centros de Atenção Psicossocial (Naps/Caps) e passou a financiar e a normatizar esses novos serviços de saúde mental que tem como prioridade o tratamento ambulatorial de forma interdisciplinar.
O CAPS ad é caracterizado por ser um serviço de atenção psicossocial para atendimento de pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas. Conforme estabelece o Ministério da Saúde, esse serviço deve oferecer atendimento diário aos pacientes que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, estabelecendo um planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada e deve ser apoiado pela rede de saúde através da oferta de leitos psiquiátricos em hospital geral e outras práticas de atenção comunitária como internação domiciliar e inserção comunitária de serviços.
Através da Portaria 336 do Ministério da Saúde fica estabelecido que quanto aos recursos humanos as unidades de Caps Ad necessitam de uma equipe técnica mínima para atuação em cada turno de atendimento, que deve ser composta por:
- 01 (um) médico psiquiatra;
- 01 (um) enfermeiro com formação em saúde mental;
- 01 (um) médico clínico, responsável pela triagem, avaliação e acompanhamento de intercorrências clínicas;
- 04 (quatro) profissionais de nível superior entre as seguintes categorias profissionais: psicólogo, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outro profissional necessário