prova 5semestre
Gastos compreendem quaisquer bens ou direitos adquiridos, independente da condição de pagamento, a vista ou a prazo, e relacionam-se, diretamente, a algum investimento realizado ou consumo de recursos (custos e despesas)
Gastos financeiros equivalem-se ao desembolso de dinheiro pela empresa para aquisição de algum bem ou pagamento de alguma obrigação. Exemplo: aquisição à vista de matéria-prima por uma indústria.
Gastos por consumo, conforme a própria nomenclatura, são os consumos genéricos desses bens adquiridos pelo processo produtivo. Exemplo: consumo de matéria-prima anteriormente adquirida pelo setor produtivo de uma fábrica.
Os Custos Diretos são aqueles gastos que podem ser identificados e quantificados facilmente aos produtos ou serviços desenvolvidos, ou seja, são valorizados com relativa facilidade. Custos Diretos: matéria-prima (madeira), mão-de-obra dos operários ligados ao processo produtivo, etc.
Custos Indiretos, ao contrário dos Diretos, não são facilmente identificados aos produtos ou serviços desenvolvidos em determinado período, necessitando, assim, de algum tipo de medida para sua distribuição. A esse intermédio na atribuição dos custos indiretos aos produtos ou serviços, denomina-se rateio, Custos Indiretos: mão-de-obra do pessoal de apoio, depreciação do prédio e das máquinas, manutenção das máquinas, energia elétrica etc.
Investimentos são "os gastos efetuados em ativos ou despesas e custos que serão imobilizados ou diferidos. São gastos ativados em função de sua vida útil ou de benefícios futuros".
Métodos de custeio
Custeio por absorção
Caracteriza se por apropriar todos os custos fixos e variáveis aos produtos, assim os produtos fabricados absorvem todos os custos incorridos de um período.
Dessa forma utiliza se o critério de rateio que é empregado para distribuir os custos que não conseguimos identificar diretamente no produto.
Aula 4
Margem de contribuição é a quantia que sobra em dinheiro que sobra do preço de