Real História de Cuba
O movimento de imigração pode ser entendido como algo positivo ou negativo, o que determinará o seu caráter é o modo como os governos e autoridades competentes tratarão este fenômeno. Quando falamos de imigração no contexto do Brasil ela pode ser mais vista como um fenômeno negativo, a causa disto consiste no fato de que a imigração para este país, muitas vezes, se dá de maneira desordenada, justamente pelo fato de o Brasil ter uma extensão de fronteiras muito grande. Isso gera dificuldades para que se tenha um devido controle. Este controle sobre a imigração somado a uma devida sabedoria para lidar com os imigrantes são fatores essenciais para que este fenômeno venha a ser algo positivo para um país.
É imprescindível que todo país tenha um devido controle com relação a quem entra e quem sai do seu território, principalmente de quem entra, tanto por motivos de segurança quanto por uma questão de manter a ordem no país. Para isso é necessário que se policie rigorosamente as fronteiras, ou seja, os limites do país quem tem contato com outros países. No caso do Brasil, fazer um policiamento das fronteiras, como já foi dito, é algo que representa certas dificuldades, pois, além de a linha de fronteira que o Brasil tem com outros países ele faz fronteira com muitos países, sem contar que em sua maior parte estas linhas de limites contam com a presença de matas densas. Estas dificuldades acabam sendo fatores que facilitam a imigração (ilegal) para o Brasil.
Sem este controle da imigração ela pode acarretar inúmeros problemas para um país, o que inclui diversos acontecimentos relacionados ao crescimento e desenvolvimento desordenado do país: geração de favelas, crescimento das taxas de desemprego e miséria, inchação dos centros urbanos, etc.
Deste modo, é importante ressaltar que o controle sobre a imigração é indispensável e, inclusive, ele pode ser um meio de resolver problemas sociais como o desemprego.