Reagentes NaOH e HCL
A análise volumétrica, consiste basicamente, em determinar o volume de determinada solução de concentração exatamente conhecida, necessário para reagir com outra solução. A solução de concentração exatamente conhecida é denominada solução padrão; e a operação determina o volume de solução necessário para reagir com a solução. A solução padrão a ser usada numa análise volumétrica deve ser cuidadosamente preparada, pois caso contrário, a determinação resultará em erros. A preparação dessas soluções requer direta ou indiretamente, o uso de um reagente quimicamente puro e com composição perfeitamente definida. No entanto depois da reação entre a substância e a solução padrão estar praticamente completa, o indicador deve provocar uma modificação visual nítida do líquido que está sendo titulado.
Reagentes
- Ácido clorídrico
- Fenolfitaleína
Vidraria (materiais)
- Erlenmeyer 500 ml
- Bureta 50 ml
- Balão volumétrico 2000 ml
- Becker
- Suporte Universal
Procedimento
Colocar 70 ml de NaOH (hidróxido de sódio) no bequer este deve ser passado para a pipeta volumétrica passando do ponto zero, após colocar o reagente, este deve ser nivelado para o ponto zero da pipeta, em outro recipiente neste caso utilizado foi o erlenmeyer onde deve ser colocado 20 ml de HCl ( ácido clorídrico), colocar também 3 gostas de fenolftaleína conhecido como indicado de pH dentro do erlenmeyer. Após este procedimento deve ser colocado gradualmente o NaOH que encontra-se na pipeta dentro do béquer até atingir uma solução em cor rosa claro, após realizado este processo deve ser medido o volume derramado no béquer e o volume que sobrou na pipeta.
Conclusão
Portanto podemos concluir que e possível descobrir a concentração ainda desconhecida de uma solução usando outra que já conhecemos a concentração, ou seja, a reação do ácido com a base tem uma estequiometria, cada mol de HCl reage com um mol de NaOH. Se você sabe a concentração da solução de