PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E BIOLÓGICAS – CCAB
DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA – DA
CURSO DE AGRONOMIA
RAFAEL CAVALHEIRO MAIOLI
PRÁTICA: PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
DISCIPLINA: QUÍMICA APLICADA À
AGRONOMIA QUI0346D
PROFESSOR: ALMIR LUIS BRANCHER
CAXIAS DO SUL, 09 DE MAIO DE 2013.
2. OBJETIVO
O principal objetivo desse experimento é obter soluções de ácido clorídrico e hidróxido de sódio, com concentrações de elevado grau de exatidão, o que permitem ser utilizados em análises volumétricas, com a técnica da titulação.
3. INTRODUÇÃO:
Os padrões na química, são ponto de referência, o ideal a ser atingido portanto é uma forma de comparação, que da certeza ao resultado obtido.
O ácido clorídrico, não é um ácido fixo, ele evapora causando incerteza na tomada de dados por comparação, logo é necessário o uso de técnicas específicas para obter a solução com concentração com elevado graou de exatidão, que podem ser:
Direta: quando o reagente pode ser obtido com elevado grau de pureza, e composição química definida meticulosamente, o que são chamados de padrões primários. Necessitando preparação pelo método indireto.
Os padrões primários são pesados em balanças de boa precisão, então é constituída a solução padrão, e esta será usada na titulação da solução a qual se quer padronizar.
Soluções com reagentes higroscópicos também requerem cuidados e padronização, pois são reagentes que agregam umidade do ar à sua massa, de forma que a quantidade real do reagente pode sofrer variação.
Soluções diluídas de ácidos, mesmo as não muito fixos, acondicionados de forma adequada podem apresentar boa durabilidade.
A padronização do ácido clorídrico, reagente de largo uso no laboratório de análises químicas, pode ser feito pelo método indireto, efetuando a diluição do padrão primário. Solução concentrada, a qual deve ser calculado o volume para a diluição e para a padronização, é usado solução de burato de sódio