reabilitaçao urbana
A pré existência e as novas tecnológias
Convento das Bernardas, Tavira
A reabilitação urbana, procura um funcionamento globalmente mais harmonioso e sustentável, contribuindo assim, para uma melhoria do ambiente urbano, do património edificado e da qualidade de vida da população, garantindo também uma habitação condigna para todos. Neste trabalho é apresentado o Convento das Bernardas em Tavira como exemplo desta doutrina.
Introdução
Com base na temática “Reabilitação urbana: a pré-existencia e as novas tecnologias” optei por escolher um edificio conventual do Algarve com mais de quinhentos anos de história, reabilitado recentemente e projectado por Eduardo Souto Moura.
A reabilitação deste património conjugado com os materias de alta qualidade, conforto contemporânio, e odesign cuidado juntamente com inivações tecnológicas, influênciaram na escolha deste projecto de reabilitação para este trabalho.
A reabilitaçao urbana rocura uma melhoria no ambiente urbano, uma forma mais harmoniosa e sustentavel do parimonio edificado nas nossa cidades.
Há hoje um certo consenso na sociedade sobre a necessidade de mudar o modo como se faz o crescimento da cidade.
Quando já quase todas as cidades do mundo, têm o número necessário de edifícios construídos, continuar a criar novos espaços urbanos, começa a não fazer sentido, até porque, muitas vezes existe no interior das cidades muitas áreas mal consolidadas, mal cuidadas e até degradadas, que podem e devem perfeitamente ser reabilitadas.
Espaços como este, por vezes completamente abandonados, ou esquecidos, contribuem para a desvalorização da cidade no seu conjunto e perturbam a qualificação urbana.
É normal com o passar dos anos, assistirmos à degradação progressiva das nossas cidades, das suas estruturas urbanas, nos seus edifícios e espaços exteriores. Uma degradação decorrente do envelhecimento próprio, da sobrecarga de usos, ou ainda do desajustamento dos desenhos da