Reabilitar o doente com leucemia e em tratamento de QT
TRATAMENTO
DE
QUIMIOTERAPIA
–
INFLUÊNCIA
DE
UM
PROGRAMA
DE
REABILITAÇÃO MOTORA”
Introdução: Os doentes com leucemia, em tratamento com QT, frequentemente apresentam alterações físicas e psicológicas que podem levar a alterações cinético funcionais, diminuição da amplitude dos movimentos poliarticulares, diminuição da força muscular, limitação da mobilidade funcional, fadiga e diminuição do bem estar dos doentes. Apesar das evidências existentes da importância do exercício físico nos doentes com leucemia e em tratamento de
QT, existe uma escassez de material científico à cerca desta temática, com evidência clinica que comprove o impacto da reabilitação destes doentes. Tendo por base evidências existentes sobre as vantagens do exercício físico durante o tratamento do doente com leucemia, consideramos pertinente a elaboração de um programa que iremos implementar neste contexto, num futuro próximo, de forma a aumentar a Qualidade de Vida do doente.
Objetivo Principal: “Avaliar a influência de um Programa de Reabilitação Motora, na capacidade funcional, na qualidade de vida, no tónus muscular e na autonomia em doentes com leucemia e em tratamento de QT”.
Material e Métodos: Este Programa de Reabilitação Motora foi elaborado através da revisão da literatura, sobre as possíveis condutas da Enfermagem de Reabilitação utilizadas em doentes com leucemia e em tratamento de QT. Será um estudo descritivo exploratório de cariz qualitativo, com recurso a questionário.
Conclusão: Através da aplicação do Programa de Reabilitação Motora aos doentes com leucemia e em tratamento com QT, pretendemos contribuir para a melhoria da capacidade funcional, da qualidade de vida e aumento da autonomia, como meio de preservar, manter e restaurar a integridade cinético funcional dos órgãos e sistemas do doente oncológico, bem como prevenir os distúrbios causados pelo tratamento