RE: Unidade I - Introdução à Sociologia
CURSO: PSICOLOGIA - DISCIPLINA: NEUROFISIOLOGIA
SISTEM LÍMBICO
O sistema límbico (SL) é composto de um conjunto de estruturas do cérebro que são responsáveis primordialmente por controlar as emoções e secundariamente participa das funções de aprendizado e memória, podendo também participar do sistema endócrino. Localizado na parte medial do cérebro dos mamíferos o SL é composto por algumas estruturas (figura 1) que são essenciais no controle relativo às emoções; temos como estruturas principais:
A figura 1 apresentam os componentes do SL
Hipotálamo: Responsável por regular o sono, controla o apetite e a temperatura corporal. Quando a temperatura aumenta o hipotálamo age na dilatação dos capilares para o resfriamento sanguíneo.
Corpos mamilares: Responsáveis por regularem os reflexos alimentares, como por exemplo a deglutição.
Tálamo: O tálamo é responsável pelo tato, paladar, visão e audição e também responsável pelas sensações de dor, quente ou frio e a pressão do ambiente. Apenas os sinais do olfato são enviados diretamente ao córtex cerebral.
Giro cingulado: A estimulação dessa parte pode causar alucinações, alterações na emoção. Em animais selvagens a retirada deste giro, através de uma cirurgia, promove a domesticação fácil e rápida.
Amígdala: Região responsável pela percepção de perigo, medo e ansiedade. As amígdalas também são responsáveis por memórias emocionais. Alguns estudos demonstraram que a amígdala, esta envolvida com o reconhecimento de expressões que representam ameaça. Indivíduos que sofreram lesões bilaterais da amígdala eram incapazes de julgar indivíduos suspeitos, mostrados por meio de fotografia, como dignos de desconfiança. Em outras palavras, eles falharam em reconhecer as características e as expressões que provocam alerta e desconfiança em pessoas normais; sugerem que a amígdala atua no reconhecimento de expressões faciais indicativas de