Re so de gua no Brasil
Alunos: Vanessa Rocha e Jean Vieira
Escrito por:
Ananda Helena Nunes Cunha, Engenheira agrônoma, mestranda em Engenharia agrícola
UEG- Anápolis-GO
Amarildo Roque Ferrari, Professor especialista- CENED- Porto Alegre- RS.
Reúso de Água no Brasil Atualmente, existe um grande desafio, que é equilibrar a necessidade dos usuários e a disponibilidade de água. Então surge o reúso, que pode ser definido como uso de água residuária ou água de qualidade inferior, tratada ou não. O reuso atua em dois aspectos:
Instrumento para redução do consumo
Água de reúso considerada recurso hídrico complementar A reutilização ou o reuso de água ou o uso de águas residuárias não é um conceito novo e tem sido praticado em todo o mundo há muitos anos. Existem relatos de sua prática na Grécia antiga, com a disposição de esgotos e sua e sua utilização na irrigação. A crescente demanda por agua tem feito do reuso planejado da agua um tema atual e de grande importância.
Podemos poupar grandes volumes de água potável através do reuso com a utilização de agua de qualidade inferior (geralmente efluentes pós-tratados). O reúso pode ser classificado de duas formas
Quanto o método que é realizado, onde considera se há ou não descarte das águas nos corpos hídricos, antes do próximo uso. Se houver descarte, é reuso indireto, se não houver, é reuso direto.
Quanto ao uso final, um fator importante para o desenvolvimento de qualquer atividade humana é a disponibilidade de agua. Em situações de escassez surge a necessidade e a possibilidade de substituição das fontes para abastecimento, utilizando agua residuária de qualidade inferior, mas disponibilidade garantida. Classificados em usos urbanos para fins potáveis, usos urbanos para fins não potáveis, usos industriais (aproveitamento dos afluentes produzidos na própria indústria), usos agrícolas (uso de esgotos tratados para irrigação), usos para aquicultura (esgotos tratados podem ser utilizados para abastecer