Raças
A raça Braford surgiu oficialmente na Flórida (EUA), na década de 60. Já no Brasil, em 1967, o criador Rubem Silveira Vasconcellos, de Rosário do Sul (RS), iniciou a importação de Zebuínos americanos, da raça Brahma, visando cruzá-los especificamente com bovinos Hereford, a fim de criar uma nova raça bi-mestiça, logo criadores do Rio Grande do Sul começaram a perceber as vantagens do cruzamento entre os herefords e zebús e incentivados por programas de cruzamentos governamentais difundiram os cruzamentos no estado.
Após vários anos da introdução do zebuíno nos nossos pampas produtores e técnicos trabalhavam em esquemas de cruzamento entre Hereford e Zebu para formação de uma raça com traços de genótipo zebuíno, procurando rusticidade e adaptabilidade, onde se destacaram nesses trabalhos o esquema “Braford Santa Clara”, utilizado por Rubem Vasconcellos, e o “Pampiana Braford”, utilizado pelo Núcleo Fronteira Oeste de Criadores de Hereford.
A partir da década de 80 a Associação Brasileira de Hereford e Braford, na época, denominada Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Polled Hereford (ABCHPH), sabedora desses esforços, achou por bem tentar orientar e oficializar esse processo de criação, com apoio da Embrapa Pecuária Sul. Então, seu corpo técnico iniciou visitas aos criadores que estavam mais adiantados na seleção desses animais para ver os esquemas que estavam sendo montados e tenta-los unificá-los para formação da raça Braford.
Com essas visitas o corpo técnico conheceu a nova aventura genética de idealistas bastante persistentes como o do Dr. Joal Brazzale Leal, o zootecnista Pedro Genro Surreaux, o veterinário José Antônio Marques Fagundes; o zootecnista Fernando Fabrício de Faria Corrêa - sendo o mesmo que mais mostrou preocupação em estabelecer um esquema normativo para a aplicação de reprodutores nos rodeios - Francisco Miguel Bárbara Gonzáles, Ricardo Pereira Duarte, Jorge Bastos, Ciro Manoel de Andrade Freitas,