Raças
O cão (Canis lupus familiaris), no Brasil também chamado de cachorro, é um mamífero canídeo e talvez o mais antigo animal domesticado pelo ser humano. Teorias postulam que surgiu do lobo cinzento no continente asiático há mais de 100000 anos. Ao longo dos séculos, através da domesticação, o ser humano realizou uma seleção artificial dos cães por suas aptidões, características físicas ou tipos de comportamentos. O resultado foi uma grande diversidade de raças caninas, as quais variam em pelagem e tamanho dentro de suas próprias raças, atualmente classificadas em diferentes grupos ou categorias. As designações vira-lata (no Brasil) ou rafeiro (em Portugal) são dadas aos cães sem raça definida ou mestiços descendentes.
OBJETIVO(S)
O estudo sobre as diversas raças caninas nos proporcionam o conhecimento de determinadas características e anatomia, nos interando mais sobre o universo do cão. Qual o seu temperamento, comportamento, necessidades de atividades físicas, entre outras análises, são esclarecidas com um estudo mais a fundo ao longo de todo o desenvolvimento do trabalho.
1. BULL TERRIER
Grupo 3 – Terriers. Seção 3 - Terriers do Tipo Bull. País de Origem: Grã-Bretanha. Nome no País de Origem: Bull Terrier. Utilização: Caça. Sem prova de trabalho.
1.1 História
Houve um tempo em que o Bull Terrier era conhecido como “cão gladiador”, época em que era utilizado em combates sangrentos entre cães, ocorrido na Inglaterra. Com a proibição das lutas, a raça continuou sendo criada, porém com outra finalidade: a de cães de show e companhia. O Bull Terrier teve origem na Inglaterra, a partir de cruzamentos entre o Buldogue com o hoje extinto Terrier Inglês Branco.
Mais tarde, para aumentar o tamanho, foi usado o