Raças
Rua: Antônio Mateus Corrêa, S/N, Juriti; CEP: 57860-000
Fone: (0xx82) 3285-1866 São José da Laje – AL
Lucas Augusto
Tayane Alves
2° ano ‘E’ Vespertino
Professor/Disciplina: Carlécio Alves/Biologia
Raças
Raça é um sistema de classificação usado para categorizar os seres humanos em grupos ou populações grandes e distintas divididos por aspectos anatômicos, culturais, étnicos, genéticos, geográficos, históricos, linguísticos, religiosos e sociais. Usado em primeiro lugar para se referir aos falantes de um idioma comum e, posteriormente, para denotar filiações nacionais, no século XVII as pessoas começaram a usar o termo para relacionar os traços físicos observáveis das pessoas. Tal uso promoveu hierarquias favoráveis a diferentes grupos étnicos. A partir do século XIX, o termo passou a ser usado frequentemente, em um sentido taxonômico, para designar as populações humanas geneticamente diferenciadas e definidas pelo fenótipo.
Tentando melhor explicar as diferentes raças, surgiram duas teorias; a policêntrica e a monocêntrica.
Policêntrica. Na base dessa teoria, está o fato de, existirem semelhanças entre os representantes dos vários grupos humanos atuais e os representantes de grupos que existiram no passado, ou seja, segundo essa teoria os grupos humanos são descendentes dos grupos que existiram no passado.
Monocêntrica. A teoria Monocêntrica, considera que as inúmeras provas existentes apontam para o fato, de que o homem atual surgiu num território único. Nesse território terão ocorrido cruzamentos genéticos entre vários hominídeos existentes.
Hoje em dia graças à evolução científica podemos afirmar que a única teoria com credibilidade é a monocêntrica. Fazendo uma análise do DNA mitocondrial, nos será possível concluir que todos os grupos humanos derivam de uma população base. Segundo a própria genética em conciliação com os princípios bíblicos não há raças.
Conclusão:
Não se pode