Raça e historia-Levi-Strass
Raça e Historia Lévi-Strauss
Jaqueline S. Oliveira mat:82112
Samuel Muniz Mat: 82055
V: A Ideia de Progresso
1)Por que a ideia de progresso como algo regular e continuo é enganosa? A ideia de progresso regular e continua é refutada por Lévi-Strauss pelo fato dele considerar o rumo do progresso direcionado pela humanidade onde ela seria um jogador de dados quando lançasse um dado poderia atingir vários alvos. Ou seja, o progresso pode tomar vários caminhos diferentes pelo fato de ser gerado por humanos onde são ligados a vontades, histórias cumulativas de experiências vividas.
VI: Historia Estacionaria e Historia Cumulativas
1)Com que argumentos Lévi-Strauss critica as noções de “história estacionaria” e “história cumulativa”? Para Lévi-Strauss não existe história estacionaria, depende do modo como o individuo vê o movimento da sociedade. Se um trem está muito rápido e o outro muito devagar, o trem que esta rápida vai pensar que o outro está parado.
2)Qual a postura metodológica a se adotar nestes casos? Por quê? A postura metodológica é a observação detalhada. Sempre desconfie do seu ponto de vista, desconfiança epistemológica. Se um individuo mora em São Paulo(Capital)e passa uma semana em Tocantins (Minas Gerais) julgará que a cidade que ele está é parada, mas se ele observar melhor verá que ali tem movimento comercial, escola, eventos menores, lazer e outras atividades em menor escala de pessoas.
3)Como atestar a originalidade de cada sociedade e de cada cultura? Para atestar a cultura de cada sociedade é inerte ou estacionaria, devemos nos questionar se esta mobilidade julgada por nos é um reflexo da ignorância que temos dos nossos interesses verdadeiros, independente se estamos inconscientes ou conscientes, experimentar critérios diferentes dos nossos, e assim ter uma avaliação dessa cultura