raça negra
CONCEITO: Negros, negróide ou povo negro são termos usados em sistemas de classificação racial para os seres humanos com um fenótipo de pele escura, em relação a outros grupos raciais. Diferentes sociedades aplicam critérios diferentes a respeito de quem é classificado como "negros” e muitas vezes variáveis sociais, tais como classe social e status sócio-econômico, também desempenham um papel relevante nessa classificação. Como um fenótipo biológico, ser "negro" é frequentemente associado com as cores de pele muito escuras de algumas pessoas que são classificados como 'negras'.
A cor da pele humana varia entre quase preto (devido à alta concentração do pigmento escuro melanina) para quase sem cor (aparentando ser rosado, devido a vasos sanguíneos sob a pele).[]
A cor da pele é determinada primariamente pela quantidade e tipo de melanina, o pigmento que dá à pele sua cor. A variação da cor da pele ocorre em sua maior parte devido à genética.
Em geral, pessoas com ancestrais provenientes de regiões tropicais e maiores altitudes (fatores que aumentam exposição aos raios ultravioleta) possuem pele de cores mais escuras do que pessoas cujos ancestrais provém de regiões subtropicais.
No entanto, vários grupos étnicos de cor da pele clara conseguiram sobrevier em regiões tropicais via adaptação social, e vice-versa para grupos étnicos de cor da pele escura em regiões subtropicais.
Classificação de Fitzgerald
Classificação de Fitzgerald para a definição de cores de pele, usando a escala de Von Luschan:
Tipo
Descrição da pele
Reação solar
Cor dos olhos e cabelos
Escala de von Luschan
I
muito clara, ou "celta"[4]
Queima com frequência, raramente bronzeia.
A presença de sardas é frequente; cabelos ruivos, castanhos ou loiros e olhos claros: azuis, verdes, cinzas e etc.
1-5
II clara; europeu de pele clara[4]
Queima com frequência, às