Raspagem de mucosa oral Coloração de Gram
RASPAGEM DE MUCOSA ORAL
Mogi das Cruzes, SP
Setembro 2014
Introdução
A coloração de Gram é um método de coloração de bactérias desenvolvido pelo médico dinamarquês Hans Christian Joachim Gram (1853 - 1838), em 1884 Gram observou que as bactérias adquiriram cores diferentes, quando tratadas com diferentes corantes. Isso permitiu classificá-las em dois grupos distintos. O método se enquadra em um dos mais importantes métodos de coloração utilizados na microbiologia e de analises, e de grande importância para a identificação de bactérias infecciosas que podem ser identificas com facilidade e serem caracterizada em Gram (+) ou Gram (-) além de ser baixo o investimento para tal analise requer instalação simples, necessitando apenas de uma sala pequena com disponibilidade de água e gás, onde deverá ser instalado um balcão com pia e um bico de Bunsen.
Quando são Gram (+) apresentam cor azulada para roxo e quando Gram (-) rosas a vermelhas após o procedimento que será apresentado a frente.
Através das Soluções químicas Cristal violeta, Lugol, Álcool, Fucsina que ao entrarem em contato com a bactéria faz com que a mesma sofra alterações através de suas etapas.
Examinadas através do Microscópio mostram com exatidão toda a bactéria.
Lembrando que a Bactéria é morta em uma das etapas do procedimento para que se possa obter o resultado esperado a identificação da bactéria.
Nas bactérias Gram-positivas a parede celular é formada principalmente por ácidos teicóicos e nas bactérias Gram-negativas, é formada principalmente por lipídeos. Por possuírem grande quantidade de ácidos teicóicos, após a coloração, as Gram-positivas formam um complexo corado azul escuro, que não é removido facilmente com álcool-acetona. As Gram-negativas não retêm a coloração após o tratamento com álcool-acetona e são reveladas posteriormente com solução de fucsina ou safranina, apresentando-se na coloração avermelhada. Mucosa Oral
Revestem a cavidade oral (cavidade úmida