trabalho de comparacao entre o filme e o livro as vantagens de ser invisivel
A estrutura: A obra As vantagens de ser Invisível de Stephen Chbosky, tem duas versões a dos livros que originou a das telinhas, na qual podemos perceber várias diferenças, tanto em relação a fatos e personagens quanto a construção da narrativa. Nesta última podemos perceber que no livro a história é contada em primeira pessoa e é estruturada em cartas destinada a um anônimo e no filme também, mas percebemos que é o “o pensamento” do Charlie contando a narrativa, e em algumas partes temos observações dele sobre as partes mostradas no filme. Conseguimos ter uma ideia que o filme também está estruturado em cartas mas dessa vez destinadas a seu amigo que morreu.
A personagem principal: Durante a narrativa Charlie passa por muitas dificuldades, é um menino extremamente tímido, depressivo pela morte de sua tia preferida e atormentado pelo suicido de seu melhor amigo, e ainda tem que enfrentar a entrada no ensino médio sozinho, pois se relaciona basicamente com sua família. No livro ele chora dezenas de vezes, deixando claro que ele está numa fase não muito boa de sua vida, porém após conhecer Sam e Patrick, ele começa a viver momentos de felicidade. Charlie era invisível, via as coisas mais não participava delas, e a narrativa conta a passagem de um Charlie figurante para o Charlie protagonista.
O Professor de Inglês: Charlie tem uma relação muito boa com seu professor de inglês Bill, que é diferente no livro e no filme. Essa relação é bem mais próxima no livro, na qual existe vários detalhes que mostram essa aproximação do professor e do aluno. Tanto no livro como no filme, o professor indica vários livros para Charlie ler e fazer trabalhos, mas no livro essa relação ultrapassa a sala de aula, devido as vezes que os dois almoçaram juntos ou então quando Bill convida Charlie para tomar um café em sua casa na companhia de sua namorada, ou quando no fim do livro eles vão visitar Charlie no hospital e o convidam para seu casamento.