Rascunho
Introdução A obesidade é uma doença caracterizada pelo excessivo acúmulo de gordura corporal e normalmente está associada a problemas de saúde, comprometendo ainda mais o estado do indivíduo. A obesidade é um fator de risco para várias doenças dentre as quais podemos citar: câncer, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças cérebro-vasculares, apneia do sono, osteoartrite e diabetes.
Causas As causas da obesidade podem ser: sedentarismo, consumo exagerado de alimentos ricos em gordura e em açúcar e disfunção da glândula tireoide ou outros problemas hormonais. Problemas emocionais como baixa autoestima, ansiedade, nervosismo podem aumentar o risco de obesidade e por isso estas situações devem ser tratadas logo que sejam identificadas. A obesidade pode ser genética, pessoas com predisposição genética para obesidade devem ter cuidado redobrado.
Diagnóstico O diagnóstico mais comum da obesidade é feito através do IMC (Índice de Massa Corpórea), a fórmula matemática do IMC é o peso dividido pela altura duas vezes, a uma tabela que aponta o grau da obesidade: obesidade de 1º grau (tipo: leve); obesidade de 2º grau (tipo: moderada); obesidade de 3º grau (tipo: grave ‘mórbida’). Para crianças e adolescentes, também se utiliza o IMC, observando-se os percentuais para idade e sexo, como critério de adiposidade (quantidade de gordura acumulada).
Tratamento