Rascunho zero
ALUNO: PHABLO CORREA CABRAL
PROFESSOR:
ATIVIDADE – SÍNTESE
Analisamos em nossas aulas que a GLOBALIZAÇÃO atrelada ao crescimento pode mudar nossa nação, mas que respeitar o meio ambiente e a capacidade de desenvolvimento de cada país é fundamental nesse processo de crescimento.
De acordo com o RASCUNHO ZERO, com a dificuldade de alinhar tecnologia com ecologia, crie uma síntese de como deve ser o foco dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos, assim como suas multinacionais privadas para continuar no aumento de seu PIB e de alguma maneira diminuir o seu impacto e atender as exigências do RASCUNHO ZERO.
RASCUNHO ZERO É APROVADO NA RIO+20
19 de junho 2012. Por: Redação Horizonte MS
A aprovação do rascunho do documento final da RIO+20, contendo 49 páginas e 283 parágrafos, além de propostas apresentadas, recebeu muitas críticas, discussão e impasses diante de questões tão sérias que foram deixadas de lado.
Alguns pontos foram priorizados:
- AS ÁGUAS:
- OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIEMNTO SUSTENTÁVEIS
- OS MEIOS DE IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS SUSTENTÁVEIS
Outros foram excluídos os minimizados por falta de consenso em seu teor:
- O FUNDO PROPOSTO PELO G77;
- PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O MEIO AMBIENTE (PNUMA).
É fato que os problemas relacionados ao meio ambiente deve ser pensado de forma global como um dos fundamentos do novo pensamento político, pois a ameaça ambiental à sobrevivência do ser humano atinge a todos, independente de situação econômica. O que vemos na atualidade é que os países industrializados possuem padrões de produção e consumo acelerados, que massacram os países subdesenvolvidos.
Diante das responsabilidades ecológicas discutidas, qual deve ser o foco dos países desenvolvidos e dos subdesenvolvidos?
Um dos objetivos do desenvolvimento sustentável retratado no documento deve ser o respeito à condição de cada país. Então, os países desenvolvidos devem ajudar na preservação dos recursos naturais dos países em