Responsabilidade social
Disponível na Wikipédia, que serviu de base pra muitas respostas entregue em sala de aula, tratando de responsabilidade social nas empresas, a defini como um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Com base nesse pressuposto, a gestão das empresas não pode, e/ou não deve, ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários das mesmas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral.
Devemos entender que este conceito não se aplica unicamente a um indivíduo. Diz respeito a ações em prol da coletividade independente ou além de determinada obrigação. Consiste em ações diversas que vão desde não jogar lixo na rua ate manter, desenvolver ou subsidiar atividades impróprias com a intenção de disseminar o bem como, é o caso de uma pré-escola que ensina preceitos de cidadania no transito, algo fora de seu escopo, mas dentro de sua responsabilidade social. Ações que todos podemos e devemos assumir, com o intuito exclusivamente de cooperar com a melhoria da qualidade de vida no mundo moderno.
Não é agir porque achamos certo e sim por que é uma ação que trás benesses a sociedade. Não guarda relação com o justo ou certo.
Voltemos ao exemplo do não jogar lixo. Se o fazemos porque achamos que é falta de educação e é feio sujar as ruas, estaremos agindo movidos