RAN
Título da obra consultada: Ciência e Conhecimento Científico
Autor(es): Daniela Maria Cartoni
Outros dados: Material da 1ª aula da Disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, ministrada no Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Didática e Metodologia do Ensino Superior – Programa Permanente de Capacitação Docente. Valinhos, SP: Anhanguera Educacional, 2009.
Palavras-chave: conhecimento científico; métodos científicos; classificação da pesquisa.
Descrição da obra/texto: A pesquisa denomina-se a busca de uma ou mais respostas ao problema proposto na elaboração de um trabalho científico, um artigo, uma monografia ou uma tese, exigindo do pesquisador trabalho intenso. Neste sentido o pesquisador precisa refletir sobre o objeto escolhido e instigar um olhar indagador e criativo sobre o mundo. Não é algo totalmente controlável ou previsível, a pesquisa busca apresentar os caminhos possíveis do processo científico, como problematizar criticamente, indagar sobre os limites da ciência e estabelecer um padrão de inteligibilidade na sua apresentação.
Pesquisar é uma forma de “pensar metodologicamente” e precisa ser pensada e raciocinada pelos parâmetros da ciência. Adotar uma metodologia é escolher um caminho entre outros possíveis. A metodologia da pesquisa: caracteriza-se pela proposta de discutir e avaliar as características essenciais da ciência e de outras formas de conhecimento, traz instrumentos importantes para o planejamento da pesquisa apresentação de projetos e a execução dos mesmos, inclui também a elaboração de relatórios, defesas e divulgação dos trabalhos de pesquisa embasados na ética profissional. É necessário que a pesquisa se proceda de forma uniforme, mantendo os padrões escolhidos do início ao término do trabalho, preservados os compromissos da responsabilidade moral, finalidades da pesquisa e consciência do seu amplo valor social.
A geração do conhecimento é muito mais que uma meta a ser atingida. Deve ser compreendido como um