Seminario Geologia Ciclo hidrologico
Quase toda água subterrânea existente na terra tem origem no Ciclo Hidrológico, que é o movimento da água entre oceano, atmosfera e continentes.
Este ciclo ocorre em função da ação da gravidade, tipo de densidade, cobertura vegetal, na atmosfera e superfícies liquida e pelos fatores climáticos.
Evapotranspiração Real Evaporação ou Vaporização:
Processo que a água sofre de vaporização por radiação solar.
Transpiração:
Processo de perda de água das plantas para a atmosfera.
O valor máximo foi introduzido por Thornthwaite em 1948, com o nome de evapotranspiração. Potencial (ETP) que representa a quantidade de água que realmente volta à atmosfera por evaporação e transpiração.
Deflúvio, escoamento superficial ou run-off:
Processo pelo qual a água de chuva, precipita na superfície da Terra, fluindo por ação da gravidade, das partes mais altas para as mais baixas, nos leitos dos rios e riachos.
A magnitude escoamento superficial é em função da intensidade da chuva, tipo de vegetação, geometria dos canais dos rios e riachos, etc.
Uma chuva de pequena intensidade e curta duração, por exemplo, pode ser totalmente consumida pelo preenchimento de poças e depressões, já quando a chuva é maior do que a capacidade de infiltração do solo começa então o escoamento superficial.
Infiltração:
A água infiltrada no solo pode ser dividida em 3 partes:
• Primeira: Zona não saturada;
• Segunda: Interfluxo (escoamento sub-superficial)
• Terceira: Nivel freático
Figura 1: Zona não saturada e zona saturada no subsolo
Recessão ou Fluxo de Base:
A parcela de água que circula na zona de saturação das águas subterrâneas e, eventualmente, pode alcançar os leitos dos rios, formando, neste caso, o fluxo de base dos mesmos.
Portanto, quando um rio perene se encontra no período de estiagem, a sua descarga é chamada de fluxo de base.