RAIZ
A raiz é o órgão da Planta que normalmente se encontra abaixo da superfície do solo o órgão especializado para a fixação da planta no solo e para a absorção de água e sais minerais em solução, e tem funções de reserva de substâncias e de aeração em plantas aquáticas. Umas de suas funções e Essencialmente mecânicas e fisiológicas, Promover a fixação da planta, absorver do solo a água e os minerais nele contidos, podendo ainda assumir funções de reserva como outras Se desenvolve a partir da radícula do embrião, é destituída de clorofila e nunca possui folhas. E além de varias funções que existi ela serve muito para o homem, pois Algumas são Comestíveis como a cenoura o ginsemg o Nabo o rabanete e a mandioca e beterraba E outras são consideradas Medicinais (como o próprio ginseng).
Também temos 2 tipos de raiz, a Primaria - apresentam raiz principal seu comprimento é maior que o das outras. Possui ramificações A raiz axial tem a função também de fazer fotossíntese . A raiz principal tem função de fixação no solo, e as raízes secundárias a função de absorção de nutrientes e água. Raízes secundárias Dependem do ambiente em que a planta vive – Local seco, úmido, frio, quente, inclinado
Suas Classificações
Raízes Subterrâneas
AXIAL ou PIVOTANTE: Eixo principal, ramificações, coifa pequena e grande comprimento. EX: Dicotiledôneas pessegueiros, laranjeiras, alfaces, abacateiros, vassourinhas, pinheiros.
FASCICULADA ou CABELEIRA: Esta raiz é formada por vários eixos, ramificados ou simples, mais ou menos iguais na espessura e no comprimento. Não é possível distinguir o eixo principal dos secundários EX: o trigo, o arroz, todos os capins, etc.
TUBEROSA: Acumulam material nutritivo de reserva. São muito espessas EX: Cenoura, beterraba
Raízes Aéreas
SUPORTE ou ESCORAS: Contribuem para fixação no solo (presente em plantas de solo pouco firme) EX: Plantas de mangue , milho
ESTRANGULANTE Estranguladoras: raízes que envolvem o tronco hospedeiro, por vezes, impedindo