QUALIDADE DE VIDA ADULTO SF 36 2014
Trata-se de um questionário genérico de avaliação da qualidade de vida (SF-36), pois traz em sua estrutura um conceito mais amplo, sem fazer referência às disfunções ou agravos específicos. É um instrumento curto, que aborda questões físicas, emocionais e sociais, e apresenta confiabilidade, validade, responsividade e sensibilidade adequadas ao seu propósito.
É um questionário multidimensional, formado por 36 itens de auto resposta, englobados em 8 escalas. As escalas podem ser agrupadas em dois componentes, um físico e um mental. Fazem parte do componente físico: a avaliação da capacidade funcional, estado clínico geral, dor e aspecto físico. O componente mental engloba aspectos referentes à vitalidade, questões sociais, emocionais e avaliação da saúde mental.
Suas oito escalas são: capacidade funcional (dez itens), aspectos físicos (dois itens), aspectos emocionais (três itens), dor (dois itens), estado geral de saúde (cinco itens), vitalidade (quatro itens), aspectos sociais (dois itens), saúde mental (cinco itens) e mais uma questão de avaliação comparativa entre as condições de saúde atual e à de um ano atrás, que é de extrema importância para o conhecimento da doença do paciente. Esse instrumento avalia tanto aspectos negativos (doença) como os aspectos positivos (bem-estar).
Apresenta um escore final de 0 (zero) a 100 (cem) no qual o zero corresponde ao pior estado geral de saúde e 100 ao melhor estado. Além da doença, incapacidades e sintomas devem ser analisados em um determinado paciente.
Recomenda-se que o questionário seja lido pelo próprio indivíduo avaliado, no entanto para os experimentos deste grupo de pesquisas, padronizou-se que os avaliadores farão a leitura dos questionários para os voluntários, após as seguintes instruções: o voluntário deve responder todas as questões, deve saber que algumas questões podem se parecer com outras, mas cada uma é diferente, e que ele deve responder