Raiva humana
Ainda segundo a SES, o produtor rural começou a sentir os sintomas da raiva humana no dia 10 de junho, 49 dias após ter sido atacado pelo morcego, e somente então procurou atendimento médico. Inicialmente, ele foi a um hospital de Ponte Nova, também na Zona da Mata, e, em seguida, foi transferido para a capital, onde ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A Secretaria de Estado de Saúde também informou que exames realizados pelo Instituto Pasteur, em São Paulo, confirmaram que o homem havia contraído raiva.
Combate
Desde a notificação do caso, em 19 de junho, agentes de saúde realizam ações para investigação e combate da doença em Rio Casca. De acordo com a SES, foi realizada vacinação de cães e gatos em um raio de 12 quilômetros do local onde o produtor rural foi atacado pelo morcego. Também foi antecipada a campanha de vacinação animal no município, onde estão sendo desenvolvidas ações educativas e de mobilização social.
A raiva é uma doença viral transmitida por mamíferos, com taxa de letalidade próxima a 100%. Em Minas Gerais, casos isolados em humanos têm ocorrido de forma ocasional. Os dois últimos registros foram em 2005, no município de Grão Mogol, no Norte de Minas, e em 2006, no município de Prados, na Região Central g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2012/06/produtor-rural-mor - 134k
Duas pessoas morrem contaminadas por raiva humana em São Luís, MA
Casos foram registrados em menos de um mês, no Tibiri e Vila Embratel.
Em 2011, dos 70 casos de raiva animal registrados no país, 55 foram no MA.
Do G1 MA, com informações da TV Mirante